Dicas de Saúde

Exames laboratoriais
27/11/18 - 23:37
vida-e-coracao-saudavel

Para a realização de exames laboratoriais com resultados seguros é fundamental estar atento e seguir algumas instruções quanto a procedimentos pré-exame, preparo do paciente e coleta das amostras. A seguir esclarecimentos de algumas dúvidas.

Qual a necessidade de estar em jejum? Para alguns exames, o jejum não é obrigatório. Outros exigem jejuns de 4, 8 ou 12 horas. Verifique com antecedência o tempo adequado à realização dos seus exames. No caso de crianças de até três (03) anos, o jejum recomendável é de até 4 horas. Em recém-nascidos, a coleta deve ocorrer no intervalo entre as mamadas. Nos casos de urgência, ou conforme solicitação médica, o jejum para alguns exames pode ser dispensado, porém é fundamental informar ao técnico da coleta para que os resultados sejam interpretados adequadamente.

Preciso informar se estou em uso de medicamentos? Muitos medicamentos interferem nos resultados. No momento da coleta dos seus exames, informe todos os medicamentos que fez uso nos últimos 7 dias.

Fumar antes de colher exames causa alterações? Sim, evite fumar no dia da coleta de seus exames.

Beber água “quebra” o jejum? Não. A ingestão de água suficiente para satisfazer a hidratação normal não significa que o jejum tenha sido quebrado. O excesso da ingestão de água interfere em alguns exames de urina.

Posso fazer exercício físico antes da coleta de exames? Após a realização de exercícios físicos, diversos constituintes orgânicos podem sofrer alterações fisiológicas, portanto é possível a interferência nos resultados de determinados exames.

A bebida alcoólica pode interferir nos resultados dos exames? Sim, álcool também pode interferir nos resultados de exames.

Meu intestino não funciona diariamente, posso usar laxantes para colher a amostra? Não é recomendado o uso de laxantes para realização do exame parasitológico de fezes.

Atenção: Alguns exames possuem condições especiais de coleta, para obter mais informações entre em contato conosco para que sua dúvida seja esclarecida.
Agende a sua consulta conosco, clique aqui.

Por: Policlínica